novembro 03, 2009

Culto ao Sol


O bezerro de ouro [Êxodo 32] era uma representação do touro sagrado chamado Ápis [acima, na figura menor], que os egípcios adoravam, e com que necessariamente os israelitas se haviam tornado muito familiarizados durante sua longa permanência no Egito. Com relação a este deus Ápis, e ao que o mesmo significava, encontramos o seguinte:

"Ápis, touro adorado pelos antigos egípcios, que o consideravam como um símbolo de Osíris, o deus do Nilo, esposo de Ísis, e grande divindade do Egito". - Chambers Encyclopedia
A "Enciclopédia Britânica" no artigo "Ápis", referindo-se aos escritores gregos e às inscrições hieroglíficas, diz: "Segundo esta opinião, Ápis era a encarnação de Osíris manifesta sob a forma de um touro".

Visto que Ápis era considerado como a manifestação visível de Osíris, devemos saber qual foi o papel de Osíris, a fim de compreendermos o culto dos israelitas ao bezerro. Novamente citamos da Enciclopédia Britânica:

"Todos os mistérios dos egípcios, e toda a sua doutrina do estado futuro, prendem-se a este culto [de Osíris]. Osíris identificava-se com o SOL. ... O culto ao SOL foi a forma primitiva da religião egípcia talvez mesmo pré-egípcia.

"Era a Osíris que as orações e as ofertas pelos mortos eram feitas, e todas as inscrições sepulcrais, exceto as do mais antigo período, são diretamente dirigidas a ele. O touro Ápis, que tem em egípcio o mesmo nome que o Nilo, 'Hapi', era adorado em Mênfis. ... Ápis era considerado o emblema vivo de Osíris, e assim tinha conexão com o Sol e o Nilo".

Por estes extratos revela-se que o culto que os israelitas prestaram ao bezerro de ouro era realmente a forma egípcia de culto ao Sol, forma esta da idolatria que sempre tem sido preeminente em seu antagonismo ao verdadeiro culto a Deus. É, na verdade, significativo que exatamente naquele tempo em que Deus Se manifestou aos israelitas de uma maneira peculiar, relembrando-lhes acerca do Seu Sábado [Êxodo 20:8], tivessem eles retornado ao antigo culto ao SOL, cujo principal dia de festa (o primeiro dia da semana - o domingo) tem sempre disputado a supremacia ao dia que é especialmente o distintivo do culto ao verdadeiro Deus.
Os israelitas, em sua adoração ao bezerro de ouro, professavam estar adorando a Deus. Arão, dando início ao culto idólatra, proclamou:"Amanhã será festa ao SENHOR". Eles se propunham adorar a Deus, como os egípcios adoravam a Osíris, na semelhança da imagem. Deus, porém, não poderia e não aceitou esse culto. Embora oferecido em Seu Nome, o objetivo real de sua adoração era o deus-sol, e não Jeová.
Fonte: texto extraído do apêndice do livro "Patriarcas e Profetas" com adaptações.

2 comentários:

Unknown disse...

Tudo certo sobre apis e obezerro, só que osiris é o deus dos mortos não do sol, o deus do sol é rá

Gilliard St Farias disse...

Oi, Igor! :) Amigo, a informação não é minha, mas provém de uma citação da Enciclopédia Britânica, encontrada no apêndice de Patriarcas e Profetas. Contudo, a sua afirmação sobre Rá também está correta. Um abraço!